Dentre os vários aprendizados acelerados pela pandemia, a gestão adequada de ativos de TI mostrou-se fundamental para gerir, monitorar e garantir a conformidade da infraestrutura as necessidades de continuidade das operações em meio ao isolamento social e ao trabalho remoto.
O foco da gestão de ativos de TI, é cuidar de todos os componentes do ambiente tecnológico de uma organização, sejam virtuais ou físicos, para reduzir perdas, desperdícios e assim economizar tempo e dinheiro.
Faz parte da gestão de ativos, também, monitorar o uso dos componentes e assim acompanhar sua vida útil, sem esquecer sua depreciação. Essa gestão inclui ainda administrar múltiplas atualizações de sistemas operacionais, softwares e suas respectivas versões e sem esquecer as necessárias atualizações de antivírus e outras ferramentas de segurança.
Além disso, ter a mão informações precisas sobre ativos de hardware e software é um grande diferencial para a governança da área de TI, principalmente, no momento de prestar contas à área financeira da organização.
Em resumo, realizar a gestão de ativos de TI é indispensável para que a organização mantenha o nível de desempenho e eficiência necessários. Neste sentido, poder contar com um parceiro estratégico, com uma ferramenta inovadora, é, certamente, um grande diferencial.