Um Product Owner é elo entre a equipe de desenvolvimento e os clientes, sendo de responsabilidade do Product Owner garantir que haja uma compreensão clara de quais recursos são necessários no produto ou aplicação.

Em outras palavras, o Product Owner é o profissional responsável por maximizar a entrega de valor para o cliente, e para tanto, deve ter uma sólida compreensão do negócio e as diferentes necessidades dos diferentes tipos de clientes.

Além disso, por sua compreensão das necessidades dos clientes, o PO também é encarregado pelo portfólio de produtos, conhecido como Product Backlog.

Por estes motivos, o Product Owner desempenha um papel fundamental em projetos ágeis e caso não consiga desempenhar adequadamente suas funções, todo o projeto poderá ser comprometido.

Esse profissional se concentra em:

  • Refinamento do Backlog:
    Tem a responsabilidade de construir, aprimorar e manter o backlog do projeto, geralmente constituído por novas funcionalidades, mas também correção de erros (bugs) e melhorias;
  • Planejamento de Sprints:
    Revisa e prioriza as estórias do backlog como parte do trabalho preparatório da reunião de planejamento de sprint. O PO deve ser a maior fonte de informações sobre o detalhe das estórias e prioridades;
  • Elaboração de estórias no dia-a-dia:
    Isso pode acontecer antes da sprint, durante a reunião de planejamento ou durante a própria sprint. É papel do PO escrever estórias e seus critérios de aceitação. Além disso, cabe ao PO aprovar ou negar entregas;
  • Desenvolvimento Guiado por Comportamento:
    O foco é o comportamento de uma determinada parte do sistema onde se espera atingir um objetivo e, geralmente, excede os limites da equipe de TI, com uma linguagem de fácil interpretação.